Porto Alegre recebeu primeiro encontro aberto do FBDC
Em fevereiro, o Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais (FBDC) promoveu o primeiro evento de 2018 aberto ao público. Organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Economia, as conversas partiram de temas relacionados à economia em dois locais na cidade de Porto Alegre (RS).
No primeiro dia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a professora Morag Schiach (Director of Knowledge Exchange Hub for the Creative Economy of Queen Mary University of London) falou sobre Empreendedorismo em indústrias criativas no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da (UFRGS). Já o segundo painel “Experiências de Internacionalização nas Artes Cênicas e Visuais”, recebeu os palestrantes Carlos Carvalho (FestFoto de Porto Alegre), Alexandre Vargas (INTERCENA, da Rede Brasileira de Festivais de Teatro) e Ana Letícia Fialho (Departamento de Estratégia Produtiva da Secretaria da Economia da Cultura do MinC).
A programação foi elaborada a partir da parceria entre o FBDC, por meio do GT de Economia da Cultura, e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura e do Observatório de Economia Criativa do Rio Grande do Sul.
No segundo dia, a Fundação Iberê Camargo sediou o X Encontro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, um dia todo dedicado ao debate de pautas relevantes ao setor cultural. Estiveram presentes integrantes do Fórum como Eduardo Saron (Itaú Cultural), o ator Odilon Wagner (APTI), Hugo Barreto (Fundação Roberto Marinho), Ricardo Ohtake (Instituto Tomie Ohtake), Maria Inês Mantovani (ICOM Brasil) e mais cerca de 40 pessoas entre produtores, gestores, artistas, vindos de diversas regiões do país.