TCRA4465

FBDC comemora 2 anos em Encontro no Tomie Ohtake

O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais (FBDC) comemorou o aniversário de dois anos nesta segunda-feira, dia 25, em encontro no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Ricardo Ohtake e Eduardo Saron deram as boas-vindas ao público de mais de cem pessoas, fazendo um breve histórico primeiros anos da atuação do coletivo e agradecendo o empenho e participação de todos. Na sequência, Maria Ignez Mantovani pontuou as principais ações do FBDC, suas origens, propostas, estrutura e formas de participação num balanço geral.

Durante a tarde, foram debatidos temas como as eleições 2018 e a preocupação com a cultura entre as propostas dos candidatos, as leis de incentivo, a importância da pauta do repasse dos 3% da Loteria federal para o Fundo Nacional de Cultura, papel da CNIC, classificação indicativa e o futuro, os caminhos do FBDC.

“É muito importante conseguirmos comunicar a importância da cultura como ferramenta de transformação da sociedade, inclusive na questão de direcionamento dos recursos das loterias para a segurança. É possibilitando acesso às pessoas tanto como espectadoras como produtoras de cultura que teremos um país menos violento e mais próspero em todos os sentidos”, afirmou Saron se referindo à MP841.

Com o microfone sempre aberto aos presentes, muitas pessoas participaram pela primeira vez de um encontro do FBDC; novas vozes deram o tom para a segunda parte da tarde. Helenice Camargo Henne falou da dificuldade dos pequenos produtores em inscreverem seus projetos em leis de incentivo, enquanto Paula Lopez destacou a importância da acessibilidade a pessoas com deficiência nos eventos culturais. Tal preocupação é um dos caminhos para o estímulo à presença deles.

No encerramento, Ricardo Ohtake e Eduardo Saron ressaltaram a grande quantidade de novos participantes na plenária e a importância do Fórum atuar na formação de gestores culturais, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X