Museu Nacional: nota de pesar

O Fórum Brasileiro de Direitos Culturais vem a público expressar o mais extremado pesar pela destruição do Museu Nacional, o primeiro museu Brasileiro que completou 200 anos este ano.
Se não bastasse esta dupla efeméride de vida e morte, também foi assassinato um dos mais importantes acervos científico, artístico, antropológico e histórico pertencente não apenas ao Brasil, mas ao patrimônio de todo o mundo.

A tragédia revela o descaso histórico e a mais absoluta ausência de políticas públicas para o nosso patrimônio cultural no Brasil, que transcende governos, sempre subjugados a soluções de melhorias imersos a mais absoluta ignorância dos governantes.

O Fórum exige uma definitiva e perene política de Estado para a Cultura. É preciso que os governantes, os parlamentos e  a justiça se comprometam com esta data fatídica e compreendam de forma definitiva que só a cultura e a arte transforma o cidadão e garantem a nossa civilização.

O Fórum também chama a atenção para que a sociedade compreenda que a cultura e a arte são as melhores e mais impactantes formas de transformarmos o país, combatendo a desigualdade e violência, promovendo a educação e a dignidade de uma nação.

#fbdc #museunacional #tragedia #descaso  #cultura #arte #economiacriativa  #fnc  #dança #economiadacultura #artesvisuais #literatura #audiovisual #musica #teatro #dança #opera #circo #artepopular #direitosculturais #transversalidade #exposicoes #expo #museus #fotografia #forumbrasileiropelosdireitosc ulrurais #movimentocolaborativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X