0b25bf76 8d52 40ca B087 B2f85f939d13

Integrantes do FBDC participam de audiência em Brasília contra o aumento das tarifas aeroportuárias

Foi realizada uma audiência na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, dia 14 de agosto, para debater as taxas abusivas que passaram a ser cobradas pelas concessionárias de aeroportos brasileiros em relação às obras de arte, equipamentos musicais e materiais cênicos. A reunião teve entre os convidados, os integrantes do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais (FBDC) Ana Helena Curti e Marcelo Dantas (Pinacoteca).

Ana Helena destacou que a tarifa aeroportuária é cobrada no mundo inteiro pelo peso das obras, e não pelo valor de mercado das mesmas, como estão praticando as concessionárias brasileiras: “essa experiência nefasta que estamos vivenciando nesse país (Brasil) não se repete em nenhum lugar do mundo”, referindo-se a um estudo abrangente com aeroportos de diversos países que não cobram. O deputado Jean Wyllys declarou: “Temos que garantir a universalidade do acesso cultural aos Museus, já que o acesso à cultura é um Direito Humano e fundamental à vida”. tais valores.

O 4º encontro “Expresso 168” aconteceu, em Brasília, sob o tema: Aeroportos decretam o fim das ações culturais internacionais no Brasil ao impor novas taxas alfandegárias. Estavam presentes também representantes de instituições culturais – Fernanda Feitosa (SP-Arte), Roberto de Souza Leão (Instituto Tomie Ohtake) – e de políticos como o deputado Floriano Pesaro, a presidente da Comissão Raquel Muniz, Adam Muniz (Ministério da Cultura) e Marcos Mantoan (IBRAM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X